sexta-feira, 15 de junho de 2012

UNIVERSIDADE NA PRAÇA

Na última terça-feira, dia 12 de junho de 2012, dia dos namorados, estivemos presentes no ato pelo movimento grevista das Universidades Federais ocorrido na Praça XV, Rio de Janeiro, convidados pela Prof ª Maria Teresa, antiga chefe do DEMAT UFRRJ.

O movimento foi denominado UNIVERSIDADE NA PRAÇA e tem o intuito de levar à população um pouco das atividades que são desenvolvidas dentro das Universidades Federais. Lá estiveram presentes em stands diversos cursos da UFRRJ, UFF e UFRJ, além do CEFET-RJ e do CAP-UFRJ.

Levamos nesta ocasião diversas atividades que desenvolvemos (ou vamos desenvolver) nas escolas em que atuamos em Seropédica. Construímos poliedros com Origami e com canudinhos e elástico; levamos quebra-cabeças diversos, como tangram quadrado, circular ou de coração (aproveitando que era dia dos namorados); trabalhamos com ábaco convencional e ábaco relativo; usamos livros com imagens que permitem visualização em 3D, obtida a partir de um padrão de repetição de pequenas imagens, entre outras coisas.

A oportunidade de interagir com o público em geral foi muito interessante. Muitos transeuntes pararam em nosso stand e manipularam as peças/atividades, brincando com elas, e perguntando, quase todos eles, "por que nunca fizeram isso com a gente na escola?", num quase lamento de oportunidade perdida... É exatamente esse um dos nossos principais objetivos no PIBID Matemática UFRRJ: auxiliar a formação dos nossos licenciandos em Matemática para que eles possam construir atividades diferenciadas para seus alunos que de fato contribuam para a sua formação matemática escolar básica.

Estiveram presentes neste dia a coordenação da área e os bolsistas Lia, Christiano, André, José Renato (com a mão luxada) e Luiz. Foi um dia muito agradável e de grande aprendizado para todos nós.

NOSSA HISTÓRIA

Vamos contar um pouco da nossa história e compartilhar nossas ações com vocês.

A atual coordenação do PIBID Matemática UFRRJ começou em dezembro de 2011. Neste período, tivemos três bolsistas substituídos - a Thalita Barbosa, a Priscila Samamego, que se formaram, e o Felipe Andrade, que atualmente encontra-se envolvido com o Diretório Acadêmico e a Semana Acadêmica da Matemática na UFRRJ.

Durante as férias da Universidade, produzimos e pesquisamos as atividades que hoje estamos aplicando nas nossas escolas-alvo de ações do PIBID Matemática UFRRJ. Iniciamos o ano escolar de 2012 negociando nossa entrada nas escolas com os professores regentes de turma e iniciando um trabalho de parceria com eles, construído pela presença constante e solidária em sala de aula.

Temos implementado diversas ações nas escolas, que iremos relatando aqui neste espaço de interação e de divulgação. Atualmente a Universidade se encontra em movimento de greve, mas as ações pelo PIBID permanecem, pois entendemos que a parceria que estabelecemos com as escolas, com os professores e com os alunos não podem ser ameaçadas.

Caminharemos neste segundo semestre na construção de novas dinâmicas pelos nossos alunos bolsistas, pois acreditamos que este trabalho contribuirá grandemente para a sua formação docente e futura atuação.




QUEM SOMOS?

Nós somos o grupo PIBID UFRRJ Matemática - Seropédica.
Atuamos no CIEP 155 Antero Romar e na Escola Municipal Valtair Gabi. 
O grupo é formado pelos bolsistas Danielle Santiago, André Rocha, José Renato, Christiano Gomes, Juliane Moura, Consuelo Semeão, Henrique Porfírio, Luiz Ferreti, Lia Daris e Monik Moraes. Os professores Supervisores que atuam conosco são a Profª Simone, no CIEP 155 Antero Romar e a Profª Nívea, na Escola Municipal Valtair Gabi, ambas localizadas em Seropédica.
Nosso trabalho procura apoiar os professores de Matemática nestas duas escolas, por meio de duas ações principais: o acompanhamento das aulas pelos nossos bolsistas, que auxiliam os alunos em dúvidas pertinentes aos conteúdos estudados na série em que se encontram e também relativos a dificuldades das séries anteriores e ainda em atividades específicas do nosso programa que pesquisamos e desenvolvemos e que aplicamos com estes alunos no intuito de resgatar conteúdos matemáticos que lhes sejam obscuros, também das séries anteriores.